sexta-feira, 14 de março de 2008

Amanhã, 15 de março, será comemorado o dia do consumidor. De que jeito você vai celebrar esta data?

Minha sugestão para esta data é refletir sobre o significado da comemoração. Para que se festeja o dia do consumidor? Que conquistas justificam essa celebração? O que signfica ser consumidor e ser identificado como tal nos dias atuais? Que hábitos têm sido e ainda precisam ser cultivados pelos consumidores para construírmos um mundo mais sustentável? Afinal, temos sido consumidores ou consumistas?

2 comentários:

Andréia disse...

As duas coisas!!!
Pelo simples fato de não ter necessidade por exemplo de ter um notbook e um computador, não viveríamos melhor se repartíssemos nossas coisas? Claro que sim! Ou até mesmo, pararmos para refletir se aquilo que quero vale a pena realmente comprar? Mas o capitalismo por meio dos meios de comunicação(incluindo arte, cultura) exige cada vez mais para que sejamos as duas coisas, ainda mais com toda esta tecnologia ao nosso dispor. Consumismo seria algo desnecessário.
Mas compramos por que necessitamos cada vez mais de termos coisas e de não de sermos.

Abraços, Andréia Leon.

Renata disse...

Penso que existem duas questões pertinentes neste dia. Muitas conquistas foram alcançadas ao longos dos anos pelos consumidores, por exemplo, ter leis que nos protegem contra empresas que usam de má fé para vender seus produtos, órgãos que fiscalizam a procedência dos produtos que consumimos. OK. Parabéns para nós "consumidores"...agora vem a provocação...e onde estão os órgãos que e leis que nos fazem frear perante nosso impulso consumista? Onde está nosso dever de fazer do direito de consumir uma prática sustentável e ecologicamente correta? Que mundo ou prática consumista é esta que estamos poluindo ruas onde pisamos, água que bebemos e ar que respiramos?????? Quem sabe vamos mudar este dia para o "dia do consumidor politizado em seus direitos e deveres!!!
Isto é ser consumidor, o contrário é viver escravizado por uma mídia opressora que nos cria uma necessidade irreal de sobrevivência.

Beijos, Renata Campos.
Parabéns Mônica pela iniciativa!