sábado, 14 de junho de 2008

IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo - chamada para apresentação de trabalhos

Segue o edital do IV ENEC, que está sendo organizado pela Profa. Fátima Portilho, professora da Universidade Federal Rural do RJ. O prazo para apresentação dos resumos foi ampliado para até 22.06.2008.

IV ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo
Novos Rumos da Sociedade de Consumo?
24, 25 e 26 de setembro de 2008

Auditório BNDES (Av. Chile, 100/Subsolo)Centro - Rio de Janeiro/RJ

CHAMADA PARA TRABALHOS 2008

APRESENTAÇÃO
O IV ENEC tem como proposta discutir como certas transformações das sociedades contemporâneas estão relacionadas ao consumo, e como isto nos leva a repensar muitas das características tradicionalmente atribuídas à sociedade de consumo, como individualismo, insaciabilidade e superficialidade. Atualmente, o consumo vem deixando de ser visto apenas como forma de reprodução e mediação das estruturas sociais reinantes, e de busca por identidade e status, para tornar-se também, cada vez mais, um instrumento e uma estratégia de ação política, incorporando valores como solidariedade e responsabilidade socioambiental.Novas ideologias, movimentos e estratégias sociais voltadas para um consumo responsável, consciente, ético ou sustentável - tais como indicação geográfica, comércio justo, economia solidária e slow food - têm valorizado características como territorialidade, cuidados com o meio ambiente, ou sistemas de produção "tradicionais". Estas características adicionam valor aos produtos e se configuram como materialização das transformações em curso. Considerando tais reconfigurações, verifica-se que o consumo levanta uma nova gama de questões polêmicas que demandam teorização, tais como privatização da política, politização do consumo, mercantilização das relações de produção, percepção de risco, sistemas de certificação e confiança. Assim, a principal questão deste IV ENEC é: o consumo, acusado por muitos como principal responsável pelas atuais condições de anomia, individualidade e despolitização das sociedades, poderá ser, ele mesmo, a solução para os problemas que supostamente gerou ? E, neste caso, é pertinente se falar em uma "Nova Sociedade de Consumo" ?

ENVIO DE TRABALHOS
Pesquisadores e estudantes de pós-graduação podem enviar propostas de trabalho, através de resumos expandidos que serão analisados pelo Comitê Científico.Os trabalhos selecionados serão organizados em GTs a partir da proximidade temática. Orientamos que as propostas estejam em consonância com o tema proposto para este ENEC e com os temas trabalhados pelo Grupo de Pesquisa nos últimos anos.

PRAZO PARA ENVIO DE RESUMOS:
15 DE JUNHO DE 2008
Enviar arquivo eletrônico com o resumo expandido no formato DOC, com no mínimo 3.000 caracteres e no máximo 4.000 caracteres (com espaços), até a data limite, para o endereço eletrônico enec2008@gmail.com.
Cada proposta deverá conter, na parte superior da página (cabeçalho), as seguintes informações: título do trabalho; nome, titulação, filiação institucional e contatos (endereço completo, telefone, e-mail) do primeiro autor; nome, titulação e filiação institucional do segundo autor.
Divulgação dos artigos aceitos: 06/julho/2008
Envio de artigo completo: 10/setembro/2008
Enviar arquivo com o artigo até a data limite, com título do trabalho e a identificação dos autores (nome, titulação, filiação institucional e contatos) para o endereço eletrônico enec2008@gmail.com.
Formatação do Artigo: Fonte Times New Roman; tamanho 12; espaço 1,5cm; margens superior e esquerda iguais a 3,0 cm, margens inferior e direita iguais a 2,0 cm; tamanho máximo de 25 páginas (incluindo gráficos, tabelas e bibliografia), em formato DOC ou RTF.
OBS: A Comissão Organizadora não fornecerá recursos financeiros para transporte e hospedagem dos autores.

INSCRIÇÕES
R$ 120,00 para profissionais
R$ 60,00 para estudantes de graduação e pós-graduação
Favor depositar a taxa de inscrição na conta bancária, de acordo com os dados abaixo. O comprovante deverá ser apresentado no dia do evento para confirmar inscrição.
Banco do Brasil - 01
Agência: 2861-4
Conta Corrente: 13627-1
Em nome de Maria de Fátima Ferreira Portilho (CPF 000.258.917-66)

INSTITUIÇÕES PROMOTORAS
Grupo de Pesquisa Sociedades e Culturas de Consumo
Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM
CAEPM - Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing da ESPM
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
CDDA - Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade(UFRRJ)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
PPGA - Programa de Pós-Graduação em Antropologia daNEMO - Núcleo de Estudos da Modernidade
APOIO
CAPES
BNDES
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

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